terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

OS LAÇOS QUE O HOMEM DE DEUS PODE TRAZER PARA SI


      
     A história de Gideão tem um epílogo lamentável.  Em Juízes 8:27, encontramos que ele compôs um “éfode” (uma estola sacerdotal) e que face a isto “todo o Israel se prostituiu”.  O texto ainda acrescenta que “e foi um laço para Gideão e para sua casa”.  Gideão foi mais um, dentre vários varões valorosos de Deus, que soube atravessar a prova da adversidade, mas que foi reprovado na prova da prosperidade.  Os louvores do sucesso são muito mais ameaçadores para o servo de Deus do que as dificuldades (leia Pv 27:21).
            Gideão foi tão bem sucedido que seu povo tentou torná-lo rei (Jz 8:22).  Ele recusou, acho que somente da boca para fora, pois chamou um de seus filhos Abimeleque, literalmente “meu pai é um rei” (Jz 8:31).  Ele se tornou um homem muito rico e respeitado. Apenas um apelo seu rendeu-lhe 1.700 siclos de ouro (algo entre 16 e 30 kg). O texto ainda descreve o quanto ele lucrou com a vitória sobre os midianitas (8:26).  O tal éfode foi construído com estes quilos de ouro que Gideão arrecadou.  A Bíblia também relata que ele teve muitas mulheres e que teve mais de 70 filhos homens!  Estes são sintomas de que Gideão foi vítima da “síndrome de Lúcifer”.  E isto pode ocorrer com qualquer varão valoroso de Deus!
            Na lista de qualificações dos pastores, em I Tm 3:6 e 7, encontramos que ele não seja neófico, “para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do diabo” (v. 6) e que não caia “no laço do diabo” (v. 7).  A Bíblia tem outros exemplos, além do de Gideão, de pessoas que, face à prosperidade, se ensoberbeceram e caíram em laço.  O rei Davi, conforme I Crônicas 21:1, foi induzido por Satanás a cair neste erro.  Salomão, que começou tão bem seu reinado, corrompeu-se de forma lastimável (I Reis 11:1-6).  Outro rei, Uzias, também caiu neste laço.  Conforme II Crônicas 26, buscou ao Senhor e prosperou muito (v. 5);  foi “maravilhosamente ajudado e se tornou poderoso” (v. 15);  porém, “quando ele se tornou poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu” (v. 16).
            Esta palavra é um alerta para nós, que estamos percorrendo o caminho para nos tornarmos os varões valorosos de Deus.  Por vezes, para evitar que um servo seu caia neste laço, Deus utiliza o recurso do “espinho na carne” (II Coríntios 12:7-10).  Não obrigue Deus a utilizar este recurso em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário